Disco da Semana | Gurila Mangani - Amostra [2009]

Salve Povo do BEN!

Numa relax, numa tranquila, numa boa??


Gurila Mangani coloca nas ruas seu primeiro trampo solo, intitulado de Amostra, "coleção de registros" feito entre 2004 e 2008, com gravações que vão desde o rap extra grave de "Sobre Minha Passagem" até o postrock inspirado de "Purificação", com referencias a música jamaicana e vintage psicodélica, Amostra foi totalmente feito em casa, com a maioria das faixas produzidas pelo proprio Gurila Mangani e com participações de grandes amigos e parceiros, como Materia-Prima (ex-Quinto Andar), Gnz, Fernando Castilho, Alexandre Rato e Tico Falador. Amostra será lancado pelo selo Sindicato Indie, com apoio e patrocínio da De Rua Skate Shop e Detono Grafitti Shop.



Gurila Mangani - Amostra [2009]

01- Amostra
02- Sobre Minha Passagem
03- Intensiva part. Tico Falador e GNZ
04- Aos Clássicos
05- Pellucidas (remix)
06- Sobre Minha Passagem (Digital Vintage Remix)
07- Evolução (versão Guia)
08- Entre Cigarras e Formigas
09- +DUB
10- Sabedoria (ao vivo) part. Matéria Prima
11- Pra posteridade (ao vivo)
12- Mais uma para o Walkman (ao vivo)
13- Diambahoo

Baixe o disco aqui.

Ontem troquei uma idéia com ele via MSN sobre o disco Amostra, que acaba de lançar, sobre a cena hip hop da cidade e coisas casuais, confira ai o bate papo:

yuga says: (11:41:51)
Salve, salve

Gurila Mangani says: (11:42:02)
E aê rapa

yuga says: (11:43:18)
Numa relax, numa tranquila, numa boa???

Gurila Mangani says: (11:44:08)
Sempre irmão! Mesmo quando não ta... heheheh

yuga says: (11:45:26)
Já adiantando... fui o 39° a fazer o down do Amostra (versão Promo) e estou ouvindo aqui para entrar no clima do bate papo...

Gurila Mangani says: (11:45:43)
Hahahaha agora falta pouco p/ chegarmos a 1 milhão

yuga says: (11:46:33)
ai a gente faz o show do milhão. Pena que o Lombardi não estará presente

Gurila Mangani says: (11:46:56)
isso ae! Eu me visto de Silvio Santos, pego uma grana emprestada com meus amigos ricos e distribuo no show fazendo aviãozinho haha

yuga says: (11:47:40)
Então man... vamos conversar sobre o seu novo trabalho AMOSTRA. Este vai ser o seu primeiro trampo físico, digamos assim, certo?

Gurila Mangani says: (11:49:11)
sim, teve aquele "Ao Vivo No Duelo" que era vendido nos shows a R$2 conto, capa de xerox

yuga says: (11:49:31)
Clássico por sinal... não vi o show, mas o clima do disco deu pra sentir como foi no dia.

Gurila Mangani says: (11:50:10)
Não viu o show? Tem os vídeos no Youtube man... num acredito q dei mole em nao te mandar os links, esse dia foi bastante especial pra mim.

yuga says: (11:50:39)
Eita... claro que assisti, até postei alguns no blog, queria estar presente...

Gurila Mangani says: (11:50:55)
Tocar no Duelo De Mc's e ser bem recebido não é fácil, o público do duelo manja de rima, então não é fácil conquistar eles

yuga says: (11:51:29)
Então o público do Duelo é casca grossa?

Gurila Mangani says: (11:51:58)
Mais ou menos... digamos que sejam "entendidos no assunto"

yuga says: (11:52:48)
Vish... esse negócio de "entendidos no assunto" é complicado, man... rs

Gurila Mangani says: (11:52:56)
hahahhaah

yuga says: (11:56:31)
Por falar em Duelo... o espaço que a Família de Rua conquistou ali debaixo do Viaduto Santa Tereza, tem servido de incentivador da cena hip hop na cidade, comecei a freqüentar no inicio, ainda era o famoso "skate sound system". Hoje a gente percebe que a galera se estruturou, tem compromisso com o que faz e tem reunido públicos de várias tribos. Conta ai como é participar e contribuir com o movimento.

Gurila Mangani says: (12:00:42)
Cara, me sinto honrado em ter feito parte do Duelo desde o inicio e por esse projeto ter sido idealizado pelos meus melhores amigos. Eu vim da época onde a gente fazia freestyles na praça 7 e geral zuava a gente, falando que a gente cantava pra mendigo. Éramos visto como "escória". Ver a parada onde esta, do jeito que esta realmente me da orgulho.

Não faço parte da Família de Rua, mas sempre posso dou minha contribuição. Porque acredito não só na causa, mas nas pessoas que fazem parte dela

yuga says: (12:06:18)
Uma coisa legal que percebi durante este tempo que o Família de Rua ocupou o espaço é que ali criou-se um "livre comércio", MCs vendendo seus trampos, vendedores de bebidas, churrasquinho, camisetas personalizadas... até rola cabelereiros fazendo rasta e dreadlocks.

Gurila Mangani says: (12:07:10)
Sim, muito loco isso. Hoje tem gente que grava seus trampos pensando "vamo levar no Duelo e vender", saca? Os caras nem pensam em colocar em lojas ou algo do tipo, já quer levar no duelo porque saber é o publico certo.

yuga says: (12:09:33)
E ali no Duelo de MCs, o que vc já assistiu e ouviu que ficou impressionado?

Gurila Mangani says: (12:09:50)
Nossa man, tem muita coisa. A vez que o Simpson cantou lá, logo depois de ter voltado do rio apos vencer a liga, tem também a segunda vez que eu tinha cantado a sobre minha passagem... geral já sabia como era a musica, tem a vez que o Buchecha ganhou o Duelo... todos nos sabíamos o quanto ele almejava ganhar a parada, mas nunca rolava

yuga says: (12:12:35)
Muitos MCs de Beagá começaram ali no Duelo, quem vc acompanhou do início e hoje faz um trampo legal?

Gurila Mangani says: (12:13:48)
Que começou no Duelo, tem o KDU. Que ta buscando um trampo além do freestyle. A maioria dos cara ja trampavam antes do Duelo: Nil Rec, Doug Now, Simpson... mas q realmente começou no Duelo, foi o KDU um dos que mais me surpreendeu. Vejo o Vinição, Inti e o Dim também começando a fazer um trampo, acredito q eles vão chegar quebrando também.

yuga says: (12:17:49)
O Vinição acompanho desde o inicio também... vi o cara evoluindo e bom saber que ele está afim de colocar as caras também.

Gurila Mangani says: (12:18:30)
Sim, volta e meia boto essa pilha nele, ele é um muleque que até então é centrado, se manter o foco, vai longe, lembro do Rato falar dele comigo uma vez, quando ele dava aula num projeto social lá na quebrada do Vinição, isso antes do Duelo, bem antes. Acho q nunca falei isso pra ele... hehehe

yuga says: (12:20:46)
Agora ele vai ficar sabendo.. rs

Gurila Mangani says: (12:21:13)
hahaha

yuga says: (12:21:56)
Vamos voltar a AMOSTRA... este é seu trampo mais prometido, desde que te conheço vc fala em lançar e agora se tornou realidade. Tá igual ao Black Sonora... rs

Gurila Mangani says: (12:22:09)
Hahaha Verdade, o pior de tudo é Amostra era só pra ser uma Amostra, saca?
Nada demais, só uma previa pra apresentar alguns trampos que eu estava fazendo, mas com o passar do tempo as coisas começaram a dar mais certo para mim, comecei a tocar em vários lugares, conhecer várias pessoas, a parada foi mais longe do que tinha pensado. Ai o que eu pensei inicialmente era fazer em CD-R pra lançar poucas cópias, acabou tendo que ser prensado e lançado com uma qualidade melhor, mas o "espirito da coisa" se mantém de pé irmão.

É só uma AMOSTRA. Demorei muito a conseguir definir o q realmente era, se era EP, se era MIXTAPE, DEMO.... até q o Claudio Szynkier da Trama me deu a melhor definição para Amostra "Coleção de Registros".

yuga says: (12:26:06)
Pode-se dizer que é uma "Amostra" de sua carreira?

Gurila Mangani says: (12:27:12)
Amostra da minha carreira não. Tá muito cedo pra isso

yuga says: (12:30:27)
Por falar em Trama, vc foi citado no site Trama Virtual como "uma das promessas do rap nacional"... tenho acompanhado seu trabalho antes de te conhecer pessoalmente, e assino em baixo tbm. Seu disco "Beats Sujos & Feeling apurado" foi a primeira vez que te ouvi e fiquei impressionado com som... me lembrou muito a galera da Warp Records e Ninja Tunes.

Gurila Mangani says: (12:33:13)
Pois é, esse disco é antigo também, lancei em 2007. Mas tinha feito ele em 2005. Foi numa época boa, eu tinha uma MK2 e um mixer gemini c/ sampler. Ambos bem zuado. Dava choque e tudo mais. Foi uma época onde tava começando a entender melhor o trampo de beatmaker. Fiz bastante pesquisa de som, foi numa época em que eu comprava bastante vinil também.

Warp Records e Ninja Tunes junto com Stone Sthrow estão entre minhas gravadoras prediletas. Hoje em dia quase não sampleio, ate pela demanda do rap hoje em dia. Mas volta e meia penso em fazer um vol.2
Já lancei alguns ep's desse projeto por ai, mas ainda não é o q eu quero fazer.

yuga says: (12:36:43)
Vish.. vamos fazer uma campanha para "Beats Sujos e Feeling Apurado Vol. 2", tem que sair mano... igual aos Beatkondukta do Madlib.

Gurila Mangani says: (12:37:14)
Hehehe Vai rolar, qualquer hora rola

yuga says: (12:37:33)
que por sinal vejo uma influência forte no seu trampo

Gurila Mangani says: (12:38:18)
Agora estou usando a SP-303, que inclusive o Madlib usa muito, principalmente pra fazer o Beatkondukta. Madlib sempre me influenciou, pela versatilidade dele, o cara não faz uma coisa só, não segue regras, é o q eu tento fazer, não fazer uma coisa só.

yuga says: (12:39:24)
Justamente, as vezes nem é no som que eu sinto esta influência, mas na atitude e na maneira como vc faz a sua música

Gurila Mangani says: (12:40:40)
pra ser sincero com vc, desses produtores os que mais influenciam são Madlib, Jilla, Flying Lotus e Prefuse 73, tem vários outros, mas esses são os que não pode faltar.

yuga says: (12:41:44)
Por falar em Prefuse 73, estou te devendo alguns álbuns dele, né?

Gurila Mangani says: (12:42:13)
pois é, agora vou ter q levar o pendrive ai pra pegar, estou sem gravador de cd... :(

yuga says: (12:45:36)
Vc já pensou em mandar seu trampo para essa galera? Tem um caso muito bacana, que lembrei agora. A galera do Ave Sangria enviou pelo correio, o disco de estréia e um reforçado baseado, em legítimo papel Colomy, para Paul McCartney. Meses depois, ele recebeu a resposta do Beatle: uma foto autografada como agradecimento. O que vc mandaria para o Madlib junto com o seu disco?

Gurila Mangani says: (12:46:39)
mandaria uns beats e umas acapellas para ele remixar, se bobear mandaria uma foto minha autografada também, pra tirar onda haha

yuga says: (12:47:52)
hahaha... boa. Falando da sua "Coleção de Registros", ao longo de sua caminhada vc também criou uma "Coleção de Parceiros", no disco por sinal tem participação Matéria-Prima (ex-Quinto Andar), GNZ, Fernando Castilho, Alexandre Rato e Tico Falador.

Gurila Mangani says: (12:50:45)
sim, grandes amigos e pra falar a verdade não é nem metade dos grandes amigos que eu fiz nesse tempo

Gurila Mangani says: (12:51:14)
Tem muita gente q não esta presente neste disco, mas que com certeza vai estar em algum projeto futuro

yuga says: (12:53:23)
Dessas parcerias surgiu o selo Sindicato Indie, certo?

Gurila Mangani says: (12:53:35)
Sim, Sindicato Indie era uma idéia que eu tinha e que quando apresentei pro Simpson e pro Castilho eles de cara fecharam junto. A proposta é ser um selo, voltado mais ao hip-hop, não necessariamente ao Hip-Hop convencional e também é voltado a estilos musicais que tenha a ver com esse mundo.

yuga says: (12:55:33)
Além do Amostra, quais discos já sairam ou vão sair pelo Sindicato Indie???
Vcs pensam em concentrar na cena belo horizontina ou estão abertos para artistas de outros estados?

Gurila Mangani says: (12:58:06)
Recentemente saiu o "Cultura Imortal Suburbana" do Simpson, tem o "Alcançando o Céu com os Pés no Chão" do Castilho que vai sair em parceria com a Serra Sônica, tem uma mixtape que o Coyote vem fazendo com a Miz Korona lá de Detroit e por ai vai, tem muita coisa sendo feita. Ta faltando é tempo, dinheiro e pra ser sincero, organização. A gente ainda esta aprendendo a trabalhar "profissionalmente" Porque nao? Estamos aqui para romper fronteiras.... hehehe

Mas inicialmente o foco é os artistas de BH que a gente acredita, a gente também faz um esquema de distribuição com uma galera de outros estados.

yuga says: (13:02:15)
Vc disponibilizou o disco AMOSTRA na net antes de ser lançado, pensa em disponibilizar músicas abertas para a galera remixar?

Gurila Mangani says: (13:03:10)
Sim, mas só para os amigos, algumas acapellas vou até disponibilizar pra geral, mas as faixas abertas, até então só p/ os amigos

yuga says: (13:05:19)
Algum tempo atrás vc teve esta experiência de remixar faixas abertas do disco do De Leve, que por sinal curtiu muito as bases, ne?

Gurila Mangani says: (13:06:28)
Sim, na real só peguei as acapellas e remixei. O mais legal de ter feito esse trampo é que eu não tinha ouvido o disco antes de remixar, fiz tudo sem saber como era a versão original. Mandei pra ele, e me respondeu falando que curtiu, achou diferente. Fiquei de mandar as instrumentais pra ele e ate hoje nada... eu sou enrolado, reconheço... hehe

yuga says: (13:09:22)
E quanto a net, além de disponibilizar suas músicas, como vc utiliza para divulgar o seu trabalho?

Gurila Mangani says: (13:09:47)
Internet é uma forma boa de vc se expressar, independente de qual forma for. Hoje em dia não tem jeito, vc precisa da internet. Uso internet pra me comunicar com varias pessoas, conhecer pessoas, conhecer trabalhos... enfim, fazer a conection. Hoje, pra divulgar não só meu trabalho, mas minhas opiniões utilizo mais o Twitter, é mais dinâmico, rápido e simples ou meu blog. "Opiniões acima de 140 caracteres vc encontra no www.gurilamangani.blogspot.com"

yuga says: (13:16:52)
Vc falou que usa a net para conhecer trabalhos, cita alguns que vc conheceu e que ficou fã.

Gurila Mangani says: (13:17:42)
putz, tem varios viu? Fernando Catatau, Buguinha Dub, Nel Sentimentum, Cabes, 4° Estrofe, Paulo Napoli.... man, são muitos mesmo, cê num faz idéia. Esses ai são os que eu vi aqui agora nas pastas e que estão online aqui Gutierrez, Marechal, Inquilinus

yuga says: (13:20:58)
Inquilinus é legal, são de Pernambuco... fazem um hip hop "praiano", né?

Gurila Mangani says: (13:21:30)
Sim, os muleque lá são correria. Recentemente fiz um remix pra eles que vai sair no próximo disco deles, a faixa "rap com cheiro de bode". Tem o Ralph também que pra mim foi uma das melhores "descobertas" que fiz na internet.

yuga says: (13:26:05)
Mano... dezembro vai ser o mês de lançamento do AMOSTRA, o que vc está preparando para estas várias apresentações?

Gurila Mangani says: (13:26:39)
Dezembro não vai ser o mês do lançamento, vai ser só mês de mostrar a Amostra... hehehe O lançamento mesmo vai ser em Janeiro, pra ser sincero, pretendo fazer um novo show, com algumas faixas desse trampo. A diferença é que vou montar a soundsystem... hehe Vai ser um pouco mais chapado do que o normal, pretendo levar alguns teclados também, fazer um mini-live, sei lá, minhas sessions são meio de improviso. Vou fazendo na hora, depende do lugar e da vibe

yuga says: (13:30:08)
Tem Bum Bep com Emicida e Gurila, esse dia vai ser fino, né? Será que vai sair outra parceria ai?

Gurila Mangani says: (13:30:38)
quem sabe... pra esse dia, o Castilho, o Materia e o GNZ vão colar

yuga says: (13:31:50)
Os Comparsas sempre presentes e dando uma força... isso é importante para a cena.

Gurila Mangani says: (13:32:19)
Sim, ainda mais no rap né?

yuga says: (13:35:27)
Sempre vejo que a galera do rap é a que mais se movimenta na cidade, talvez por falta de espaço, por falta de um grande público, mas esta estória está mudando, né? Hj vejo a galera do rap colar nas baladas Zona Sul para mostrar o seu trampo.

Gurila Mangani says: (13:36:51)
Sim, acho q sim. Espero que as mentes se abram pra isso. Não só pra tocar na Zona Sul, mas em qualquer lugar que for. Na hora que os cara abrir a mente pra isso, acredito q o próprio rap vai ganhar com isso. Mas que fique bem claro, não é pra entrar na de fazer musiquinha pra virar hit de pista não, com esses refrãozinho chato e uns beat sem graça, tá sacando?

yuga says: (13:39:02)
vish... claro.

Gurila Mangani says: (13:39:09)
Hoje em dia, aqui em bh, ta começando a rolar essa modinha de rap, ainda bem que não ta virando.

yuga says: (13:39:24)
refrãozinho chato tipo "estamos aqui para romper fronteiras...”

Gurila Mangani says: (13:39:44)
quem me dera se todos os refrõezinhos chatos fossem assim hehehehe Se essa fosse a modinha eu ia ser hype hhahaha

yuga says: (13:40:33)
hahaha

Gurila Mangani says: (13:40:38)
Eu, vc, Cubanito, Celsinho hahaha

yuga says: (13:40:57)
Vish... nem quero comentar aqui do Malaquito 16, deixa pra a próxima... rs

Gurila Mangani says: (13:41:20)
Malaquito é uma parada que pra mim vai além de som, começou com o propósito de som, mas hoje é família!

yuga says: (13:41:29)
Mano velho... tô de rango, vou ali almoçar... foi muito bom trocar essa idéia contigo, visse?!?!?

Gurila Mangani says: (13:41:55)
Ô irmão, é sempre bom quando a gente conversa de música, né? sempre abre a mente

yuga says: (13:42:13)
Algumas considerações finais?

Gurila Mangani says: (13:42:41)
"comprem meu disco, vistam a camisa e vao ao show" hahahahahaha! É sério, baixem essa parada, divulguem. Acreditem na cena daqui, porque tem muita gente boa fazendo um trabalho descente e não é só no rap. Vai desde o Castilho que tava comigo agora a pouco até o mestre Marku Ribas, passando pela Black Sonora e Julgamento...

yuga says: (13:44:31)
Opa... maravia... rs

Gurila Mangani says: (13:44:37)
Muito respeito ao barulho daqui! E no que precisar de mim já sabe, né?

yuga says: (13:44:50)
Minas Representa. Tamo junto e misturado nesta missão sonora... 365 dias.

Gurila Mangani says: (13:45:16)
Sempre! quase sem durmir hehe

Siga o Gurila pelo Twitter - www.twitter.com/gurilamangani

No mais... aquele abrAÇO e "vamo sacudi bonito, oie sacode..."

Yuga

0 comentários:

Postar um comentário

 
 
BlogBlogs.Com.Br