Disco da Semana | Anelis Assumpção - Sou suspeita. Estou sujeita. Não sou santa. [2011]

Salve Povo do BEN!

Numa relax, numa tranquila, numa boa?!?!?


A última voz que se ouve é a de Rubi – filha e autora da música-vinheta. A primeira é de Itamar – pai –anunciando a faixa um (“Mulher Segundo Meu Pai”, composição inédita dele) e faz um beatbox que impulsiona todo arranjo. Serena – irmã – logo entra na roda de timbres. Anelis Assumpção inicia e encerra seu primeiro disco em família e o sobrenome que ostenta revela-se musical por natureza. 

Seguem-se nada menos do que 13 faixas do CD e muitas outras vozes cantam, rimam, narram, sussurram, declamam, engrossam o coro: Max B.O., Céu, Thalma de Freitas, Rodrigo Brandão, Lurdez da Luz, Alzira E., Karina Buhr, Flavia Maia, Gero Camilo – além dos backing vocals dos guitarristas Cris Scabello e Lelena Anhaia, do baterista Bruno Buarque (instrumentistas ativos em toda gravação e integrantes da banda que acompanha a cantora no palco) e do produtor Zé Nigro. 

Mas ao final da audição, a voz que gruda no ouvido e pede bis ao inconsciente é uma (e) única. Anelis canta tudo muito: um samba maroto (“Passando a Vez”), reggaes hipnotizantes (“Bola Com os Amigos”, “Neverland”), um improvável e certeiro afrobeat (“Sonhando”, de Karina Buhr, com música incidental do nigeriano e pai da batida Fela Kuti), raps femininos (“Como é Gostoso”, “O que Interessa”)… Quem tem groove, tem tudo – mas Anelis tem algo mais. A inspiração transborda nas canções singelas de amor: “Deita”, um afago indispensável só de voz e violão; “Estrela”, melodia e barulhinhos de caixa de música; e “Quaresmeira”, coisa linda e absoluta – letra, arranjo, vozes e melodia para lavar a alma. Nada está fora do lugar, não tem estranhamento: o timbre firme passeia por diferentes estilos e tipos de interpretação com naturalidade e elegância, sem tropeçar nem errar o caminho. A bússola talvez seja simplesmente a intuição, as mãos dadas com as boas e certas companhias e a confiança na cadência do passo a passo sem pressa.

Anelis canta não é de ontem. Foi backing vocal de Itamar, integra a banda DonaZica desde 2000 e já matura o repertório deste disco no palco há pelo menos uns três ou quatro anos. Quem acompanha seus shows vai reconhecer boa parte das músicas – e dos músicos que gravaram o disco. A banda junta diferentes gerações e estilos e ajuda a explicar também o resultado do trabalho. Cris, Bruno e o baixista Mau Pregnollato são integrantes do Rockers Control, a melhor banda de reggae e dub de Sampa; Lelena e a percussionista e baterista Simone Sou ostentam longo currículo e integraram as Orquídeas do Brasil – banda formada só por mulheres, que gravou três discos com Assumpção pai. Os cinco formam a banda que acompanha Anelis nos shows. Mas a gravação do disco envolveu muito mais gente: os guitarristas Beto Villares e Gustavo Ruiz, o trombonista Bocato, o baterista Curumin, o tecladista Daniel Ganjaman, o percussionista Maurício Alves, o baixista Lucas Martins, a flautista Simone Julian, o DJ PG…

A sagacidade de toda concepção musical também inspira uma estratégia original para viabilizar o disco em CD e LP – esse com nove faixas, duas delas (“Como é Gostoso” e “O que Interessa”) são exclusividades do vinil. Anelis optou por um bem sacado esquema de cotas para venda antecipada de discos, ingressos para o show, camisetas e ímãs de geladeira. Assim, levantou uma grana para finalizar o trabalho com sua própria lei de incentivo.

Sem pressa ou tropeço, no pop, no style, com sagacidade e boas companhias: Anelis é uma voz para se ouvir. Ouça!
Ramiro Zwetsch / Radiola Urbana / Abril-2011





1. Mulher segundo meu pai
2. Bola com os Amigos
3. Amor sustentável
4. Passando a vez
5. Deita I
6. Secret
7. Neverland
8. Sonhando
9. Estrela
10. Quaresmeira
11. One Day
12. Alta Madrugada
13. Deita II
14. Luz nos meus olhos
15. Paixão cantada (O urso da cara brilhante)
16. O importante é o que interessa
17. Como é gostoso

Baixe este disco aqui.

No mais... aquele abrAÇO e #espalheapalavra

Yuga

0 comentários:

Postar um comentário

 
 
BlogBlogs.Com.Br