Hoje tem Festa de Lançamento do Coletivo Bambata

Salve Povo do BEN!

Numa relax, numa tranquila, numa boa?!?!?!

Fora do Eixo comemora cinco anos de existência com festa e lançamento do “Bambata”, o primeiro coletivo de hip hop da rede.
Há cerca de cinco anos, a parceria entre produtores e músicos das cidades de Cuiabá (MT), Rio Branco (AC), Londrina (PA) e Uberlândia (MG) originou o Circuito Fora do Eixo - maior rede integrada de produção cultural do país. Hoje, a rede mobiliza coletivos em 25 das 27 unidades federativas do país, em um processo colaborativo crescente. O resultado é a circulação de bandas, o intercâmbio de tecnologia de produção e o escoamento de produtos nesta rota.

Os primeiros coletivos do circuito traziam a música como foco, voltados principalmente para o indie rock. Hoje, o FDE (Fora do Eixo) possui iniciativas que abrangem diversas formas de arte, que vão do audiovisual ao teatro. Para comemorar o êxito dessa meia década de existência, o circuito lança seu primeiro coletivo de hip hop: o “Bambata”.

O grupo nasceu em Belo Horizonte, com a proposta de fomentar e, ao mesmo tempo, integrar cada vez mais o hip hop a outros segmentos, ampliando o público, a visibilidade e a presença de seus artistas nas discussões sobre políticas públicas para a cultura no Estado e no município.

A festa de lançamento acontece dia nove de abril, no Lapa Multshow, com apresentações dos grupos Julgamento (MG), Introspectu (MG) e Versu2 (BA). A discotecagem fica a cargo dos DJs Yuga (Black Broder) e Junin (Bumbep), além das performances do DJ Cost, dançarinos de break, grafiteiros e skatistas.

O evento será realizado pelo Coletivo Bambata em parceria com o Coletivo Pegada e o Circuito Fora do Eixo.

O Coletivo:
O Bambata é o primeiro coletivo de hip hop ligado ao circuito Fora do Eixo, que constitui hoje a maior rede integrada de produção cultural do país, para além da música, abrangendo também diversas manifestações artísticas, como literatura, teatro e audiovisual.

O nome, escrito de forma “abrasileirada”, é uma referência ao precursor da cultura hip-hop, o norte-americano Áfrika Bambaataa, ao mesmo tempo em que pretende seguir um caminho próprio, voltado para a promoção da cultura de rua e sua difusão para os mais diversos meios e segmentos, ampliando e estimulando o diálogo entre o hip hop, a cidade e outras vertentes artísticas.

As atrações:


Versu2 (BA) – Um dos mais expressivos trabalhos do hip hop baiano. O grupo é formado por Coscarque, Blequimobiu (MCs) e Gug (DJ) e aborda temas do cotidiano urbano em suas letras.

O grupo já se apresentou em várias regiões do Brasil e conquistou fãs em países como Portugal e Angola. O som apresenta a sofisticação de ícones como The Pharcyde e Digable Planets, mas sob uma roupagem sonora brazuca.


Julgamento (MG) – Considerada uma das bandas mais atuantes de BH e região metropolitana, o Julgamento está entre os principais nomes do hip hop mineiro e com um trabalho que visa ultrapassar as fronteiras do Estado. O álbum de estreia “No Foco do CAOS” foi apontado como uma dos mais importantes CDs independentes lançados em BH na última década. Para 2011, o grupo prepara o EP “Muito além”, com uma roupagem mais orgânica que o último trabalho. A banda é formada por Roger Deff, Ricardo HD e Khumallo (vocais), DJ Giffoni e DJ Tobias (toca-discos), Luiz Prestes (baixo), Helder Araújo (guitarra) e Gusmão (bateria).

Introspectu (MG) - Conduzido pelo hip hop de Eazy-CDA, o Introspectu propõe uma música atual, diversa e universal que represente as particularidades do grupo no trato sonoro, bem como a bagagem e trajetória artística de cada um de seus integrantes. A mistura do rap com Minas Gerais, MPB, jazz e world music é um convite ao groove, e à quebra de expectativas e preconceitos quando o assunto é música.

Lula Mello, na guitarra e vocais Thiago Nani, e assinando as bateras Râmede Bento.

 
DJ Yuga
– Vindo de projetos bem sucedidos, como as festas Mundo Negro e Black Broder, Yuga é hoje um dos mais conhecidos DJs das noites belo horizontinas. Seu set é baseado na pesquisa da black music brasileira dos anos 70 e contemporânea. Som para “balançar”.

DJ Junin – Integrante da FDR (Família de Rua) e responsável pela Bum Bep - festa premiada pelo prêmio Mixsórdia em 2010 e grande conhecida do público. Junin apresenta um set que mescla clássicos dos anos 80 e 90 a lançamentos do rap mundial.


Performances:


DJ Cost – Adepto do turntablism (técnicas de performances com os toca-discos), ele representa o elemento que deu origem ao hip hop. Extremamente habilidoso, Cost integra também o projeto Ressonantes que reúne outros Djs como Tobias, Giffoni e Sense. http://

Eduardo Sô e convidados - A história do dançarino Eduardo Sô se confunde com a própria história do hip hop em Belo Horizonte. Eduardo iniciou suas atividades como b.boy (dançarino de break) em 1983, influenciado pelo filme Flash Dance e pelos videoclipes de Michael Jackson, tornando-se um dos precursores da cultura de rua na cidade.

IN Graffiti - Coletivo criado para executar a formação e a difusão do graffiti, bem como incentivar e estimular jovens artistas para a produção da arte coletiva. Busca contribuir para o resgate de idéias e sentimentos de solidariedade e dar visibilidade a produção destes artistas por meio de uma ação coletiva junto às comunidades de Belo Horizonte, inserindo-os em circuitos culturais vigentes.

Sobre o Circuito Fora do Eixo

Uma rede de trabalho, colaborativa e descentralizada, constituída por mais de 70 pontos presentes em 26 estados brasileiros e em processo de expansão pela América do Sul e América Central, que há cinco anos experimentam, compartilham e aprimoram tecnologias livres de se produzir cultura. Para saber mais: www.foradoeixo.org


Evento:

Cinco anos de Circuito Fora do Eixo /Lançamento do Coletivo Bambata
Onde: Lapa Multshow
Rua Álvares Maciel, 312 - Santa Efigênia, BH/MG CEP: 30150-250 - Fone: (31) 3241-2074
Quando: 09 de abril, a partir das 22 h
Ingressos: Primeiro Lote: R$ 10,00 (meia) R$ 20,00 (inteira)

No mais... aquele abrAÇO e #espalheapalavra

Yuga

0 comentários:

Postar um comentário

 
 
BlogBlogs.Com.Br