Disco da Semana | Jimmy McGriff - Eletric Funk [1969]

Salve Povo do BEN!

Numa relax, numa tranquila numa boa???


Esta semana estou montando meu set para o Savassi Festival, vai ser uma homenagem ao "souljazzfunk" da Blue Note Records, famoso selo de jazz e blues que ano passado comemorou 70 anos de existência e que revelou grandes nomes da música negra americana como Jimmy Smith, Herbie Hancock, Grant Green, Donald Byrd, Art Blakey entre outros, inclusive Jimmy McGriff no qual dedico este post.

Jimmy McGriff com certeza é um gigante de todos os tempos do Hammond B-3, ele foi certamente o pioneiro do soul-jazz, na verdade, muitas vezes ele insistiu que era mais um músico de blues do que um artista de jazz. Seu som é "deepgroove" encharcado de blues e sentimento gospel, talvez pelo seu primeiro envolvimento com a música na igreja dos pais onde começou a tocar bateria com 8 anos. Na adolescência, tocou baixo acústico e sax alto, e também aprendeu vibrafone e piano, mas foi inspirado a colocar suas mãos no órgão Hammond depois de ver Richard "Groove" Holmes em um clube em Camden, Nova Jersey. Ele teve o privilégio de estudar com Milt Buckner, Jimmy Smith, e Sonny Gatewood.

McGriff passou a maior parte dos anos 70 tentando manter o ritmo com o movimento de fusão, a mudança para vários teclados o deixou com um estilo cada vez mais suave e polido. Como ocorreu nos anos 80, McGriff desistiu do som contemporâneo e retornou a seu som clássico de trio de órgãos, e a sorte sorriu para ele, o som vintage do soul-jazz ficou em voga, com um culto devotado de fãs e críticos. Ele foi capaz de recuperar sua vitalidade criativa e tomar seu lugar como um dos estadistas mais velhos do gênero.



Jimmy McGriff - Eletric Funk [1969]

1. Back on the Track
2. Chris Cross
3. Miss Poopie
4. Bird Wave
5. Spear for Moondog, Pt. 1
6. Spear for Moondog, Pt. 2
7. Tight Times
8. Spinning Wheel
9. Funky Junk

Baixe o disco aqui.



No mais... aquele abrAÇO e boa audição.

Yuga

0 comentários:

Postar um comentário

 
 
BlogBlogs.Com.Br