Disco da Semana | Elza Soares [1974]

Salve Povo do BEN!

Numa relax, numa tranquila, numa boa???



Nascida e criada em uma favela do Rio de Janeiro, Elza participou de um show de calouros apresentado pelo renomado músico brasileiro Ary Barroso, e recebeu as maiores notas. No fim da década de 1950, Elza Soares fez uma turnê de um ano pela Argentina, juntamente com Mercedes Batista. Tornou-se popular com sua primeira música "Se Acaso Você Chegasse", na qual introduziu o scat a la Louis Armstrong, adicionando um pouco de jazz ao samba. Mudou-se para São Paulo, onde se apresentou em teatros e casas noturnas. A voz rouca e vibrante tornou-se sua marca registrada. Após terminar seu segundo LP, A Bossa Negra, Elza foi ao Chile representando o Brasil na Copa do Mundo da FIFA de 1962. Seu estilo "levado" e exagerado fascinou o público no Brasil e no exterior.

Nos anos 70, Elza entrou em turnê pelos Estados Unidos e Europa. Sua carreira remonta mais de 40 anos. Em 2000, foi premiada como "Melhor Cantora do Universo" pela BBC em Londres, quando se apresentou num concerto com Gal Costa, Chico Buarque, Gilberto Gil, Caetano Veloso e Virgínia Rodrigues. No mesmo ano, estreou uma série de shows de vanguarda, dirigidos por José Miguel Wisnik, no Rio de Janeiro.

Foi casada com Garrincha, com quem teve um filho, morto aos 6 anos num acidente de carro, em que ela dirigia, na Lagoa, um bairro rico da cidade do Rio de Janeiro. Depois disso revelou que nunca mais quis ter filhos e separou-se de Garrincha. O acidente ocorreu há mais de 30 anos.

Elza Soares teve inúmeras músicas no topo das listas de sucesso no Brasil ao longo de sua carreira; alguns dos maiores sucessos incluem: "Se Acaso Você Chegasse" (1960), "Boato" (1961), "Cadeira Vazia" (1961), "Só Danço Samba" (1963), "Mulata Assanhada" (1965) e "Aquarela Brasileira" (1974).



Elza Soares [1974]

1.Bom Dia Portela
2.Pranto Livre
3.Não É Hora de Tristeza
4.Meia-noite Já É Dia
5.Desabafo
6.Partido do Lê Lê Lê
7.Deusa do Rio Niger
8.Quem Há de Dizer
9.Louvei Maria
10.Xamêgo de Crioula
11.Falso Papel
12.Giringonça

Baixe aqui.

Mais um disco encontrado na poeira do Feirão do Disco em Fortaleza, durante a passagem do Black Sonora pela Feira da Música.

Este é primeiro álbum da Elza pelo minúsculo selo Tapecar, após a rescisão do seu contrato com a Odeon, sua gravadora desde o início, em que ela pode gravar 17 discos entre os anos 60 e parte da década de 70. Os músicos neste disco não foram creditados pela Tapecar, com exceção de Ed Lincoln, oferecendo modalidades de samba realmente impressionante durante todo o trabalho.

Fique com o vídeo com a Elza cantando "Bom Dia, Portela" no Globo de Ouro em janeiro de 1975.




No mais... aquele abrAÇO e "vamo que vamo que o som não pode parar..."

Yuga

0 comentários:

Postar um comentário

 
 
BlogBlogs.Com.Br