#MusicaMinas | Túlio Araújo e Projeto Dobradura

Salve Povo do BEN!

Numa relax, numa tranquila, numa boa?!?!?

Sempre estudando e pesquisando a fundo as raízes e origens da música brasileira, Túlio Araújo começou a se interessar por percussão no ano de 1999. Na mesma época, iniciou-se nos palcos tocando com bandas de forró, dando um "molho" especial às músicas com seu pandeiro swingado e marcado.

Sentindo-se preso a um só ritmo, começou a aventurar-se por outros caminhos, tocando sambas, funks, boleros e salsas. Mas manteve sempre a sua pegada nordestina, inspirada por mestres como Jackson do Pandeiro, Jacinto Silva e Fúba de Taperoá.

Em 2005 resolveu mergulhar de cabeça no mundo percussivo, iniciando uma série de intercâmbios com grandes músicos como Arthur Rezende, Rogério San, Júlio Ponzo e o mestre cubano Santiago Réyther, com quem faz aulas até hoje. Estuda, também, musicalização e percussão rítmica no Centro de Formação Artística (CEFAR) do Palácio das Artes.

No início de 2009, participou de várias palestras e workshops com o grande percussionista Marcos Suzano, considerado por muitos o maior pandeirista do mundo. Com ele, desenvolveu e aperfeiçoou sua técnica, o que lhe deu repertório suficiente para oferecer aulas particulares. Hoje, já conta com mais de 10 alunos.

Desde que começou a se interessar por técnicas mais apuradas e metodologias de fluência no pandeiro, Túlio Araújo vem desenvolvendo a idéia de mostrar toda essa diversidade e dinamismo do seu instrumento principal: O pandeiro.

Juntamente com Samy Erick (guitarra), Sérgio Danilo (saxofone) e Marcílio Chacal (contrabaixo), criou o Projeto Dobradura, onde demonstra musical e visualmente que o pandeiro é realmente uma "bateria de bolso" e tem suingue de sobra para experimentalismos e gruves pesados.

Acompanhado por uma formação clássica de jazz instrumental - guitarra, baixo e saxofone - o pandeirista tem se apresentado bastante em Belo Horizonte, agradando a todos que podem conferir esta idéia diferente.



E nesta quarta Túlio Araújo e o Projeto Dobradura participa do Mês de Pegada nA Obra ao lado da banda instrumental A Fase Rosa e discotecagem de Ennevaldo e Carou.

No mais... aquele abrAÇO e #espalheapalavra

Yuga

0 comentários:

Postar um comentário

 
 
BlogBlogs.Com.Br